Categorias: Europa

Istambul

IMG_7276

Acho muito difícil descrever em poucas palavras essa incrível cidade, Istambul tem as mesquitas mais lindas do mundo, palácios deslumbrantes, restaurantes deliciosos, muitos monumentos, o incrível Grand Bazar, paisagens inesquecíveis, um povo respectivo e amável, resumindo Istambul é fascinante.

Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes diferentes (Europa e Ásia), a cidade ocupa ambas as margens do estreito e Bósforo e do norte do mar Marmara, os quais separam os dois continentes.

Istambul a maior cidade da Turquia tem uma história de mais de dois mil anos, a antiga Constantinopla como era chamada no passado foi a capital dos impérios Romano, Bizantino, Latino e Otomano, o ultimo durou até 1922, com a criação da Republica da Turquia em 1923, Istambul perdeu o posto de capital do país para Ancara.

A maior parte da população de Istambul é mulçumana, a Turquia é um estado laico e ninguém é obrigado a parar para rezar no meio da rua e a maioria das mulheres utilizam os lenços no cabelos e roupas comuns, sem as tradicionais burcas. Os costumes e crenças do oriente e ocidente convivem em paz e harmonia.

Como se locomover: Na nossa chegada a Istambul fomos de taxi ao hotel e no retorno ao aeroporto também fomos de taxi, como ficamos localizado no centro, onde tem os principais pontos turísticos, utilizamos somente o Tram, um bonde elétrico que se move sobre trilhos em vias públicas sendo principal meio de transporte para os turistas e que leva as principais atrações da cidade. Mas a cidade conta também com o metro que também leva os turistas ao aeroporto.

IMG_6944

IMG_6417

 

Aperte os cintos e boa viagem pelas dicas dessa cidade magica e inesquecível!

 

Basílica Santa Sofia

IMG_6715

IMG_6438

A belíssima Basílica Santa Sofia conhecida também por Hagia Sophia que significa “Divina Sabedoria”, localizada na praça Sultanahmet no lado oposto da Mesquita Azul, foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino, construída para ser a maior igreja do mundo. Quando a Constantinopla foi conquistada pelo Império Otomano sob o sultão Mehmed II, em 1453, ele ordenou que a igreja fosse convertida a uma mesquita. O edifício permaneceu como mesquita até 1931, ficou fechada por quatro anos e em 1935 reabriu como um maravilhoso museu.

A Hagia Sophia é lindíssima por dentro com arquitetura Bizantina, com traços da arquitetura tradicional Romana e Arte Oriental, você vai ficar impressionado com tanta beleza!    

IMG_6746IMG_6761

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente. Exceto as segundas-feiras. Temporada de verão (Abril a Novembro) das 9h às 19h e na temporada de inverno (novembro a Abril) das 9h as 17h. Valor do ingresso 30 TL.

IMG_6721

 

Mesquita Azul

IMG_6925

IMG_6414

A Mesquita Azul é mais linda de toda cidade, não me cansei de admirar e fotografar sua beleza, a mesquita está de frente com a Santa Sofia, os dois principais cartões postais de Istambul.

O nome oficial é Mesquita Sultanahmed, o apelido Mesquita Azul é pelos milhares de azulejos azuis que revestem o seu interior. A mesquita foi construída durante o período Otomano entre 1609 e 1616 a pedido do sultão Ahmet que desejava construir uma mesquita maior e mais bonita do que a Santa Sofia. A Mesquita Azul tem seis minaretes altíssimos, a única da cidade, mostrando toda sua importância para os mulçumanos e para Istambul.

IMG_6842

 

Dica: Ao entrar na mesquita é necessário tirar os sapatos, não é permitida a entrada com pernas e braços a mostra, mas não se preocupe na entrada os funcionários fornecem lenços para cobrir as partes do corpo e lenços para as mulheres cobrirem a cabeça em respeito à religião mulçumana.

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 9h às 17h. Fechada durante as orações, entrada gratuita.

IMG_6516

 

 

 

Cisterna da Basílica (Palácio Subterrâneo)

IMG_6798

A Cisterna da Basílica é conhecida como Palácio Subterrâneo, foi descoberta no final do século XIX, a maior entre centenas cisternas em Istambul, está localizado próximo a Santa Sofia.

Foi construída pelo Imperador Constantino I e ampliada pelo Justiniano, foi construída para ser o principal reservatório de agua da cidade, com capacidade para 30 milhões de litros de água.

IMG_6777

A Cisterna da Basílica tem uma área de 98000 m2, contem 336 colunas em mármores com 5 metros de altura, essas colunas estão alinhadas em 12 fileiras e cada uma contem 28 colunas, alinhadas com quatro metros de intervalo. Uma construção extraordinária e muito avançada para a época.

No lado noroeste da cisterna o visitante encontra duas enormes cabeças de Medusa, uma com a cabeça para baixo e outra em posição lateral, no passado era comum colocar cabeças de Medusas nas construções importantes para espantar o mau olhado, não se sabe como as cabeças foram parar na cisterna.

IMG_6784IMG_6787

Cisterna da Basílica é com certeza uma das construções mais grandiosa e curiosa de Istambul, não deixe de visitar, você vai ficar fascinado com sua beleza.

Dica: Logo na entrada da cisterna tem um local para se vestir de sultão e sultana e os funcionários fotografam, muito divertido e as fotos ficam muito engraçadas. Não me recordo o valor das fotos, mas vale a pena a lembranças!

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 9h às 19h. Valor do ingresso 20TL.

IMG_9804

 

Palácio Topkapi

IMG_6548

IMG_6612

O encantador Palácio Topkapi está localizado no distrito de Sultanahmet nas margens do Chifre de Ouro, uma enseada que liga o Mar de Marmara ao Estreito do Bósforo, do palácio a vista panorâmica do Bósforo é belíssima. O palácio foi construído durante o reinado do sultão Mehmed II “o Conquistador”, foi utilizado como principal residência dos sultões otomanos entre os anos de 1465 e 1853, até ser alterado para o Palácio Dolmabahçe.

Atualmente o palácio é um museu, que guarda diversos tesouros da época otomana, dividido em várias salas de exposição com preciosidades como joias com pedras preciosas, coroas, relógios, pratarias e os trajes dos sultões. Na seção das relíquias sagradas você encontra os pelos da barba e a marca do pé do profeta Maomé. Na seção dos tesouros está armadura de diamantes de Mustafa III e a preciosa adaga de Topkapi que entre suas pedras cravejadas está um diamante de 86 quilates. Fotos são proibidas dentro dos locais fechados, somente é permitido no harém e pátios externos.

IMG_6553IMG_6568

Não deixe de visitar o Harém, o local onde moravam as mulheres, filhos e concubinas do sultão, um local que na época do Sultão Murat III haviam mais de mil mulheres dividindo o mesmo espaço. O harém possui 400 cômodos com uma decoração deslumbrante.

IMG_6607

O Palácio Topkapi é um dos principais pontos turísticos de Istambul e um dos mais interessantes, reserve pelo menos meio dia para conhecer!

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente. De 1 de novembro até 15 de abril das 9h às 16:45. De 15 de abril até 1 de novembro das 9h às 18:45. Fechado as terças-feiras.

IMG_6614

IMG_6636

IMG_6685

 

Mesquita Süleymaniye

IMG_7104

IMG_7131

Mesquita Süleymaniye é a maior mesquita de Istambul, sobre um monte com vista para o Chifre Dourado, foi construído sobre as ordens do Sultão Süleyman I “o Magnifico” entre 1550 e 1589, a mesquita faz parte das Zonas Históricas de Istambul, classificadas pela UNESCO como Património Mundial desde 1985.

A mesquita fica um pouco afastada do centro, e por isso tem menos turistas, porem vale muito a pena, ela é linda, ao redor dela tem belos jardins. Próximo a mesquita tem várias lojas e restaurantes para um almoço.

Como Chegar: Fomos de bonde descemos na estação Beyazit, chegando na estação tem várias placas indicando o caminho, e como ela fica no alto é só ir seguindo, para chegar na mesquita são 10 minutos de caminhada, outra opção é descer na estação Eminonu, a mesma do Bazar das Especiarias e caminhar mais 10 minutos.

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 9h às 17h. Fechada durante as orações, entrada gratuita.

IMG_7115IMG_7117

 

Palácio Dolmabahçe

IMG_6905

O Palácio Dolmabahçe é maravilhoso e de estremo bom gosto, foi construído por ordem do Sultão Abdülmecid entre 1842 e 1853, foi o primeiro palácio em estilo europeu na cidade, foi inspirado em palácios como de Versailles e Buckingham.

O palácio virou residência oficial, substituindo o Palácio de Topkapi, foi a moradia do último sultão da Turquia, em 1856 após a Guerra da Crimeia, pelo sultão Abdulmecit durante 15 anos, o palácio também foi moradia temporária do pai da moderna Turquia, o presidente Atatürk, que faleceu em um dos cômodos do palácio, os relógios foram parados no local e assim estão até hoje.

IMG_6890IMG_6885

IMG_6868

O luxuoso palácio com 285 quartos, 46 salas e 68 casas de banho, todos os cômodos são muito bem decorado cobertos de ouro, dizem que foi usado 35 toneladas de ouro na decoração do palácio e lustres de cristais como o maior e deslumbrante lustre de cristal da Boêmia, que decora o Salão Central, o candeeiro tem 750 lâmpadas e pesa 4,5 toneladas.

O palácio é dividido em duas partes o oficial e o Harém, onde estão os aposentos do sultão, de suas esposas e de sua mãe.

IMG_6867

IMG_6862

Horário de funcionamento: Aberto todas as terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 16h. Não abre às segundas e quintas-feiras. A visita guiada ao palácio principal dura cerca de 1h e a visita ao harém uns 40 minutos. Para visitar o prédio principal, chamado Selameik, o valor é 30TL. Para visitar o Harém, valor é 20TL. Para visitar o Selameik + o Harém, o valor é 40TL.

Dica: Chegue bem cedo pois o número de visitas no palácio é limitado e sempre tem bastante fila, o passeio é feito somente com um grupo de aproximadamente 30 pessoas com um guia que fala inglês, tornando o passeio muito interessante pois ele conta vários detalhes e histórias do Dolmabahçe. Fotos são proibidas no interior do palácio, mas eu não me aguentei e tirei algumas fotos escondidas.

 

Cruzeiro pelo Bósforo

IMG_7068

IMG_7044

O cruzeiro pelo Bósforo é muito tradicional em Istambul, que é o estreito que liga o Mar Marmara ao Mar Negro, dele você vai apreciar a vista da cidade, mansões, mesquitas, o Palácio Dolmabahçe e a beleza da cidade tanto do lado da Europa e também da Ásia.

A principal empresa é a Sehir Hatlari que partem de Eminönü ,ao lado da estação do tram,       que oferece dois tipos de passeio para os turistas Full Bosphorus Cruise que dura o dia inteiro, com uma para para o almoço e o Short Bosphorus Tours, um passeio que dura duas horas, o valor do passeio é 10TL e com mais 5TL você pode alugar um áudio guia com as explicações dos monumentos avistados ao longo do passeio, escolhemos esse de curta duração, eu sinceramente achei um pouco cansativo, porém é muito bonito avistar as belezas de Istambul.

IMG_7153

O cruzeiro não para na parte da Ásia para se passear na parte asiática de Istambul, somente é avistado do cruzeiro, então em um outro dia resolvemos pegar o barco de passageiros comuns para o lado da Ásia, com uma curta duração de 20 minutos, com um custo de 3TL o barco cruza o Bósforo em direção a Üsküdar, os barcos partem várias vezes ao dia. Chegando em Üsküdar, conhecemos um pouco o outro lado de Istambul, visitamos mercados, comércios e vimos algumas mesquitas. Essa parte da cidade é mais conservadora, movimentada de pessoas locais, com menos turistas e mais confusa, por lá somente se fala turco

Para fazer os passeios de barco é só pegar o tram na Estação de Sultanahmet (estação da Mesquita Azul) e seguir até a Estação Eminönü que é o principal ponto de partida dos passeios pelo Bósforo.

Dica: Em Sultanahmet vão ter vários vendedores na rua oferecendo cruzeiros pelo Bósforo com diversos preços, porem eles são o dobro do valor comprado direto na bilheteria de onde partem os passeios, então não se deixe levar, pois com a simpatia dos turcos eles vão tentar te convencer, compre direto em Eminönü e economize para gastar no Grand Bazar.

IMG_7013

IMG_7064IMG_7066

IMG_7067

 

 

 

2 comentários em “Istambul”

  1. Renata em

    Gostaria de saber o que esta escrito nesta placa do palacio de Stambul, onde voce aparece na foto com uma blusa preta e uma saia branca, maravilhoso os locais por onde passaram.
    Abraços, Renata.

    Responder
    1. Priscila em

      Oii Renata não sei também…não entendo nada de turco… Desculpa não te ajudar! Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário!