Categorias: Europa

Pamukkale

IMG_7421

Pamukkale, “castelo de algodão” em turco, um conjunto de piscinas termais de agua azul turquesa, de origem calcaria, em uma montanha que parece estar coberta de neve.

Está localizado no centro sul da região do Egeu do país, um dos tesouros da Turquia, declarado em 1988 como Património Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis (sitio arqueológico no complexo), um dos lugares mais incríveis que já estive na minha vida.

Ao chegar em Pamukkale, a visão da montanha, é inacreditável, a subida para as piscinas termais, é feita a pé, não é permitido sapatos, não senti incomodo, porem cuidado para não escorregar. A chegada no topo da montanha tem uma vista maravilhosa, não esqueça de levar trajes de banho, protetor solar e óculos, pois no verão os termômetros atingem 40°C , as aguas termais brotam do chão com uma temperatura  deliciosa, o solo parece uma argila, várias pessoas passam no corpo, pois acredita ser fonte de beleza.

Chegue bem cedo para aproveitar o máximo a estrutura de Pamukkale e Hierápolis, dedique um dia inteiro para curtir um dos locais mais inacreditáveis e único no mundo.

IMG_7410

IMG_7519

IMG_7657

IMG_7632

Hierápolis, significa “cidade sagrada”, foi fundada no século II a.c, fundada por Êumenes II, rei de Pérgamo, um dos destaques é o Anfiteatro Romano, Templo de Apolo e a Necropole. Durante a dominação do Império Romano, as aguas da região eram tidas como fonte de rejuvenescimento e de propriedades medicinais.

IMG_7555

IMG_7566

Não deixe de visitar Hierápolis, na sua visita a Pamukkale, tem serviços de van (cobrados a parte) para percorrer toda região das ruinas romanas.

IMG_7569

IMG_7568

Ancient Pool, conhecida como a Piscina de Cleópatra, pois conta a lenda que era o segredo de sua beleza .

Na época do Império Romano dizia-se que as aguas termais tinham propriedades medicinais que auxiliavam  no tratamento de doenças de pele, problemas de circulação, dores musculares entre outras doenças,.

Nessa grande piscina termal, a agua tem a temperatura permanente de 35ºC, rica em minerais, eu adorei a experiência, porem cuidado com a agua nos olhos, arde bastante!

IMG_7735

 

IMG_7737

IMG_7593

IMG_7386

IMG_7639

Quando ir: Para poder aproveitar as piscinas naturais em Pamukale a melhor época é entre Junho e início de Setembro, vai estar calor e você vai poder aproveitar para entrar nas piscinas, durante esse período o céu está azul e a temperatura pode chegar até 40 ◦ C e durante a noite a temperatura cai para cerca de 15 ◦ C. No início de outubro inicia a época de chuva, que se estende durante todo o inverno entre Dezembro e Março, e com baixas temperaturas entre 6°C e 9°C , a noite esfria mais com possíveis geadas e neve.

Como chegar: Partimos de Istambul com a Turkish Airlines, o voo de ida e volta custouR$450,00 por passageiro, chegamos as 7h30, no aeroporto da cidade de Denizli, logo na saída do aeroporto, tem ônibus e minivans que levam os turistas direto ao complexo de Pamukkale, porem como iriamos retornar as 19h para o aeroporto e retornar a Istambul, preferimos alugar um carro, a distância do aeroporto até Pamukkale são 20 km, alugamos um GPS, porem ele não funcionou, seguimos as placas e os ônibus de turismo e foi muito tranquilo. As 8h estávamos em Pamukkale, um excelente horário pois tem poucos turistas, ótimo para tirar fotos.

Dica: No complexo tem armários, restaurantes e lojas. Não esqueça de levar toalhas.

Quanto tempo ficar: Eu sinceramente não vejo necessidade de dormir em Pamukkale, ficamos 8 horas aproveitando as piscinas e visitando as ruinas romanas e foi um tempo perfeito. Porem se preferir pernoitar ao redor de Pamukkale tem várias opções de hotéis.

IMG_7717

 

IMG_7303

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente, das 8h às 19h.No inverno horário de funcionamento das 8h as 17h. Valor do ingresso 20TL, com direito a visitar Hierapolis. O ingresso para Antique Pool é cobrado a parte.

Não tem como descrever Pamukkale, é um dos locais naturais mais incríveis que conheci, parece um cenário de um filme de tão lindo, um sonho de viagem!

IMG_7291IMG_7299

IMG_7317

 

5 comentários em “Pamukkale”

  1. Marcia Regina Machado em

    Não tem nem como dizer que tudo é fantástico! desejo muitíssima sorte para vc Priscila!

    Responder
    1. Priscila em

      Muito Obrigada Marcia Regina!!! Bem vinda!! Beijos

      Responder
  2. Kamilla Begot em

    lindo demais!!!!

    Responder
  3. Letícia em

    Foi 450 reais mesmo?? Estou procurando e só encontro por volta deste valor porém em dólares :(

    Responder
    1. Priscila em

      Oi Leticia! Foi R$450 em Setembro 2013… realmente dei muita sorte com esse valor!! De mais uma pesquisada quem sabe vc encontra!! Vale muito a pena Pamukkale! Bo sorte Beijos Pri

      Responder

Deixe seu comentário!