Categorias: África

Pirâmides de Gizé

IMG_2173

IMG_2114IMG_2634

O Vale de Gizé há cerca de 5 mil anos atrás foi criado para ser o tumulo dos faraós, uma área de sepultamento real(necrópole) para Mênfis, naquela época a capital do Egito.

Em aproximadamente 100 anos, os egípcios construíram as três grandes pirâmides Quéops, Quéfren e Miquerinos, outras pirâmides menores para as esposas dos faraós, a linda Esfinge e túmulos de pedra que serviam para membros da família do faraó e a corte, esses túmulos eram chamados de mastabas (túmulos mais simples, de onde originou as pirâmides).

A pirâmide de Quéops conhecida como a grande pirâmide, é a mais alta e a mais antiga, foi construída pelo rei Quéops (2589 – 2566 a.C) da 4 Dinastia. A Grande Pirâmide é uma das 7 maravilhas do mundo antigo e a única que resistiu da lista.

A construção da pirâmide foi concluída após 20 anos do início das obras, utilizou aproximadamente 100 mil homens, é a construção mais pesada já construída pelo homem, com aproximadamente 2 milhões de blocos de pedra que pesam em média 2,5 toneladas, as pedras da base da pirâmide chegam a pesar 15 toneladas.

A misteriosa pirâmide de Quéops tem 147 metros de altura e durante quatro mil anos foi a maior construção realizada pelo homem, porem em 1889, foi superada pela Torre Eiffel.

O mistério de como foi possível a 5 mil anos atrás a construção de uma obra tão complexa e com tanta precisão, sendo que não existiam maquinas e tecnologia, é o primeiro pensamento quando se conhece de perto a perfeição da Pirâmide de Quéops.

IMG_2046

IMG_2107IMG_2044

A pirâmide de Quéfren foi construída em solo mais elevado, com apenas 3 metros de diferença de altura em comparação com a Grande Pirâmide, porem parece ser maior, pois seu topo continua intacto.

Pirâmide de Miquerinos foi a última a ser construída no Vale de Gizé e é bem menor que Quéops e Quéfren.

A Esfinge a protetora da pirâmide de Quéops, foi a maior escultura construída pelo homem em um único bloco de pedra, com 20 metros de altura, com cabeça de faraó e corpo de leão.

O grande mistério é quem arrancou o nariz da esfinge, muitos acreditam em ter sido o exército de Napoleão, melucos ou otomanos, porem até hoje não se sabe.

IMG_2598IMG_2662IMG_2083

Escalando a pirâmide.
Escalando a pirâmide.

IMG_2690IMG_2695

 

Passeio de Camelo

IMG_2224IMG_2278

Para ter uma bela visão das pirâmides e conseguir excelentes ângulos das 3 pirâmides juntas, é preciso caminhar bastante, mas com o calor, muito sol e a areia pegando fogo, a melhor opção e muito divertida é o passeio de camelo que dura 1 hora, pagamos 100 libras egípcias por camelo.

Foi muito divertido o passeio no camelo, a vista no meio do deserto é inesquecível, ver as 3 pirâmides é com certeza um momento que nunca vou me esquecer. Os camelos são muito calmos, eu andei no meu camelo sem ajuda de ninguém, logico que o dono do camelo foi junto, porém sem segurar a corda e olha que nunca andei de cavalo.

 

IMG_2267

 

IMG_2641

Dica: Começamos nosso passeio pela entrada principal, caminhamos entre as pirâmides e depois o motorista no buscou e nos deixou no ponto mais alto onde se tem a vista de todas as pirâmides e onde é o lugar certo para fazer o passeio de camelo. Não esqueça de negociar muito o valor do passeio com os beduínos, nosso guia consegui um excelente desconto após algumas tentativas com alguns beduínos. Após o passeio de camelos nosso motorista nos levou para conhecer a Esfinge.

Dentro do complexo de Gizé vão ter diversos beduínos oferecendo passeios de camelo ou simplesmente para tirar fotos, porem combine o valor correto com o beduíno, existem vários golpes que após subir no camelo, os beduínos cobram o dobro do combinado e você tem que pagar, fique esperto!

E tem também vendedores ambulantes muito chatos vendendo de tudo, eles te seguem, insistem, tentam colocar lenços na sua cabeça…. Nessa hora muita paciência e se não tiver interesse em comprar nada nem olhe, pois aparece vários vendedores envolta de quem compra alguma coisa.

Outra dica muito importante é muitos vendedores ambulantes vedem refrigerantes a preço de banana, nosso guia nos orientou a não comprar, porem minha sede falou mais alto e acabei comprando uma coca zero, porem ela estava sem gás, então olhei a validade e já estava vencida. Observe a data de validade antes de comprar.

IMG_2624IMG_2077

IMG_2582

Entrar dentro da pirâmide é outra aventura, é muito quente, abafado e apertado, porém uma experiência única, recomendo.

IMG_2048

A escadaria por dentro da pirâmide.
A escadaria por dentro da pirâmide.
Dentro da pirâmide
Dentro da pirâmide
Muitoo quente, dentro da pirâmide!
Muitoo quente, dentro da pirâmide!

 

IMG_2703

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente.

01 de maio – Ramadan: 7h00 as 19:00

1 Ramadan – 30 de abril: 08h00 as 17:00

Valor do ingresso: 80 Libras Egípcias

O melhor horário para conhecer as pirâmides de Gizé é bem cedo, pois está mais fresco e sem multidões de turistas. E recomendo um guia nesse passeio, além das excelentes explicações sobre a história das pirâmides, ele te ajuda a negociar valores do passeio de camelo e o motorista te leva de carro para os lugares mais distantes durante o percurso no complexo. Nós ficamos aproximadamente 4 horas passeando pelas pirâmides.

Não esqueça de levar agua, protetor solar e câmera para fotografar muito!

IMG_2590

 

IMG_2131

IMG_2620IMG_2076

Sound and Ligth

IMG_2956

IMG_2952IMG_2945

Show Sound and Light nas pirâmides de Gizé, é um show com aproximadamente 1 hora de duração, durante a apresentação é contada a história das pirâmides. Imperdível!!!

Para horários e mais informações consulte no site www.soundandlight.com.eg/

IMG_2950

9 comentários em “Pirâmides de Gizé”

  1. Will em

    EGITO! Sou louca pra conhecer, mas ainda não rolou, tbm amo fazer as malas e viajar. Amei o blog, muito lindo <3
    http://www.quiccez.blogspot.com

    Responder
    1. Priscila em

      O Egito é incrível Will!!! Muito obrigada!!! Que bom que você gostou do blog!!! Bem vinda!!!

      Responder
  2. Adriana em

    Ótimas dicas! Informações claras e precisas!

    Responder
  3. tatiane em

    Pri amei seu post, otimas dicas e fotos. Irei ao Egito em setembro de 2017, e gostaria de saber quais são as roupas mais adequadas para se levar… bjo

    Responder
    1. Priscila em

      Oiii Tatiane!! Você vai amar o Egito!! As ropas mais indicadas são: saias longas, vestidos longos, lenços, chapéu e rasteirinha! Boa viagem! Beijos!

      Responder
  4. Alcydia Fachkha em

    Boa tarde.
    Adorando seus relatos.
    Gostaria de saber quantos dias ficar para conhecer sem pressa Dubai, Abu Dhabi e Egito. E qual outro lugar incluiria?

    Responder
    1. Priscila em

      Ola Alcydia Bem vinda ao blog!!! Obrigada!!!
      Dubai – 5 dias inteiros
      Abu Dhabi- 2 dias inteiros
      Egito – Cairo – 3 dias inteiros Luxor – 3 dias inteiros
      Eu incluiria a Jordânia que é demais!
      Beijos!

      Responder
  5. Edvaldo Vieira da Silva em

    Minha viagem dos sonhos que também vou realizar. Adorei as fotos.

    Responder
    1. Priscila em

      Edvaldo era um sonho de infância! Vale muito a pena! Qualquer duvida me avise! Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário!