Categorias: África

Cairo

IMG_2829
Vista da cidade na Cidadela de Salah Al- Din.

O Cairo é empoeirado, com um trânsito confuso e sem regras (muito cuidado ao atravessar a rua, uma verdadeira aventura), com construções antigas e modernas se misturando, um conflito de poucos bairros de luxo e com a maioria sendo bairros pobres e sem estrutura.

A maior cidade do continente africano é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, é um destino exótico e sem dúvidas um lugar que vai mudar sua forma de encarar a vida, com um povo muito amigável e que adoram os turistas, as crianças então são muito amáveis, pedem para tirar foto, acenam no transito, você se sente uma celebridade.

O Cairo é aquele tipo de lugar que você a princípio se assusta com a bagunça, mas no final te conquista por ter tantos lugares incríveis para se conhecer, tantas histórias e curiosidades de uma das cidades mais antigas do mundo.

Museu do Cairo

IMG_2759

Um dos museus mais interessantes do mundo o Museu do Cairo, com mais de 120 mil itens espalhados em seu edifício de dois andares no centro da cidade.

O maior atrativo do museu é o tesouro de Tutancâmon, uma coleção de joias e objetos encontradas em seu tumulo, o único faraó que não teve a tumba roubada.

Foto proibida.... o guarda estava dormindo.....
Foto proibida…. o guarda estava dormindo…..

No museu estão expostos mais de 120 mil itens e mais 150 mil estão guardados, semanalmente eles tocam alguns objetos, pois o museu não tem espaço para tudo, está quase pronto um novo museu próximo as pirâmides de Gizé, onde vai ter lugar para todos artefatos.

IMG_2730

O museu me decepcionou pois a falta de organização, pouca luminosidade para as peças, algumas salas repletas de caixas com os objetos mau cuidados, alguns itens muito importantes empoeirados e sem trava no vidro de proteção. Eu adoro museus, me encantei com os itens do museu, porem ele precisa urgentemente de mais atenção, tomara que o próximo museu tenha uma conservação melhor.

A visita no museu se torna muito mais interessante com um guia, as explicações do nosso foram breves e objetivas, nos levando nos principais pontos do museu e nos explicando muitos detalhes sobre as antiguidades faraônicas.

O museu conta também com o Salão das múmias, com ingresso comprado a parte, dividida em duas salas com 22 múmias, a parte do museu mais bem conservada.

No Museu do Cairo.
No Museu do Cairo.

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente. Das 9:00 as 19:00. No período do Ramadan das 9:00 as 17:00.

Valor do ingresso: 75 Libras Egípcias e para o salão das múmias 100 Libras Egípcias.

Obs.: Proibido entrar com mochilas e câmeras fotográficas, na entrada tem uma chapelaria para guardar, não esqueça de levar com você seu chip da câmera, permitido entrar somente com celular. Mais informações no site www.sca-egypt.org/eng/MUS_Egyptian_Museum.htm

    Memphis IMG_2487

Memphis é o nome grego para a antiga capital administrativa do Egito, a cidade foi de extrema importância ao longo da história faraônica.

Nos dias atuais no museu a céu aberto existem alguns monumentos no seu jardim como um alabastro da esfinge e um museu com o incrível colosso de pedra calcaria do rei Ramsés II, uma enorme escultura esculpida em calcário, mesmo sem suas pernas ele mede cerca de 13 metros.

IMG_2512IMG_2510IMG_2497

Um museu pequeno, mas que vale muito a pena a visita, a escultura de Ramsés II é incrível, não deixe de colocar no seu roteiro!

Dica: Situado a 24 km do Cairo, a visita a Memphis deve ser no mesmo dia da visita a Saqqara, pois são bem próximos os dois pontos turísticos.

IMG_2523IMG_2528IMG_2525

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 9:00 as 17:00

Valor do ingresso: 35 Libras Egípcias

 

Bazar Khan el Khalili

IMG_2776IMG_2778

Um típico mercado egípcio com muitas lojas com souvenires, temperos e roupas típicas. Um passeio imperdível para se conhecer um pouco mais sobre a cultura egípcia, não se esqueça de negociar antes de qualquer compra. Não comprei nada no bazar, pois já tinha comprado diversos souvenires no meu hotel, porem os preços são ótimos!

Cidadela de Salah Al- Din

IMG_2834

IMG_2835

Um dos principais pontos turísticos do Cairo, fundada em 1176 pelo famoso líder mulçumano Salah al- Din.

A cidadela foi sede do governo egípcio por aproximadamente 700 anos e possui museus, palácios, muros com defesa e mesquitas entre elas a belíssima mesquita Mohammed Ali.A mesquita é o ponto principal da cidadela, foi erguida por encomenda do governante Mohamed Ali, considerado o fundador do Egito moderno, construída entre 1830 e 1848, em estilo turco, a mesquita me lembro muito a Mesquita Azul de Istambul.

IMG_2845

IMG_2823

Ao lado direto da entrada da mesquita está o tumulo de Mohamed Ali, a visita na mesquita com nosso guia, foi muito importante para aprender um pouco mais sobre a crença mulçumana.

Tumulo de Mohamed Ali
Tumulo de Mohamed Ali

Dica: Na entrada da mesquita mesmo com saia longa e o lenço cobrindo ombros e a cabeça, implicaram com a minha entrada, mas me forneceram uma túnica, então não se preocupe.

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente das 8:00 as 16:00, os museus enceram as atividades uma hora antes.

Valor do ingresso: 60 Libras Egípcias

Dica: Uma loja incrível de papiro no Cairo é a 3 Pyramids Bazar, eles demostram como é feito o antigo papiro e  personalizam com seu nome ou frase com o antigo vocabulário egípcio.

Endereço: 22 Abu El Hould St, Pyramids Giza

IMG_2356IMG_2363

A Torre do Cairo com mais de 180 metros, é uma torre de televisão na parte moderna da cidade.
A Torre do Cairo com mais de 180 metros de altura, é uma torre de televisão na parte moderna da cidade.

Deixe seu comentário!