Categorias: África

Luxor – Oeste

IMG_3235

Sem dúvidas Luxor é uma parada obrigatória para quem estiver visitando o Egito, a cidade está localizada a 670 km ao sul do Cairo. Uma cidade muito agradável, com belas paisagens do Rio Nilo deixando o cenário ainda mais inesquecível.

A cidade de Luxor foi erguida sobre as ruinas da antiga Tebas, capital do império novo, no Egito Antigo, onde se encontra os templos mais importantes do país e incontáveis tumbas de reis e rainhas.

A cidade está dividida em duas partes pelo Rio Nilo, a cidade dos vivos e as cidades dos mortos, antigamente os antigos egípcios acreditava que morar onde o sol morre não era sinal de boa sorte, então eles habitavam somente onde o sol nascia, por isso na margem oeste está a necrópole de Tebas, um dos sítios arqueológicos mais importante do planeta.

Templo Al- Deir Al-Bahari

IMG_3095

Em um cenário magnifico está o Templo Mortuário da rainha Hatshepsut, a famosa rainha que se disfarçou de homem para comandar o antigo Egito, seu reinado de extrema importância para história egípcia, durou 21 anos, até 1458 a.C.

O templo funerário foi quase totalmente escavado na rocha nas montanhas de Deir el-Bahari, foi projetado pelo arquiteto Senenmut, transformado a sua obra em um dos locais mais bonitos do Egito, o templo é decorado com relevos esculpidos que ilustram importantes momentos do reinado de Hatshepsut.

Parte do templo foi danificado por Ramsés II e seus sucessores, sendo transformado em mosteiro, pelos cristões por isso o nome em árabe Al- Deir el-Bahari, que significa Mosteiro Setentrional.

IMG_3199

IMG_3107

IMG_3203IMG_3148

IMG_3157

IMG_3205

 

IMG_3119IMG_3183

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_3168Horário de Funcionamento: Aberto diariamente.

01 de maio – Ramadan: 6:00 – 19:00 (Último ingresso vendido em 18:00)

Ramadan – 30 de abril: 06:00 – 17:00 (Último ingresso vendido em 16:00

Valor do ingresso: 50 Libras Egípcias

Dica: O melhor horário para visitar o templo é bem cedo, pois depois das 9:00 começa a chegar muitas excursões vindas do litoral do Mar Vermelho.

IMG_3196

IMG_3213

Colossos de Memnon

IMG_3242

Colossos de Memnon são os dois maiores monumentos do Egito, as gigantescas estatuas com 18 metros de altura, do faraó Amenófis III (governou de 1390-1352 a.C), eram as guardiãs do templo mortuário do faraó, infelizmente o Templo de Amenófis acabou totalmente destruído por saques dos faraós sucessores, que queriam o material de construção e também pelas inundações do Rio Nilo.

Curiosidade: Durante o período romano, a estatua ao norte virou atração turística, pois durante o amanhecer a estatua “cantava”. Em 199 d.C. a estatua foi consertada, pelo imperador romano Sétimo Severo, e o canto acabou. Na verdade o que aconteceu foi um forte terremoto em 27 a.C que foi responsável pela abertura de uma fenda que causava o som.

IMG_3224

Vale dos Reis

IMG_7850

Na esperança de impedir que ladroes roubassem os pertences dos faraós em suas tumbas, o faraó Tumtmes I no século XIII a.C., tomou a decisão de construir seu tumulo em uma montanha com formato de pirâmide, o Vale dos Reis se tornou a necrópole dos faraós do Império Novo.

Infelizmente o plano de Tumtmes de escavar as tumbas profundamente no Vale dos Reis, não deu certo, foram encontrados 63 túmulos no vale, porem somente um não foi saqueado, o tumulo de Tutancâmon.

Acreditasse que ainda existam tumbas não descobertas no Vale dos Reis, por isso até os dias de hoje as escavações continuam a explorar a área.

O ingresso permite a visita a três tumbas, minha escolha por recomendação do nosso guia foi: Tumba de Merneptah, Tumba de Ramsés IX e Tumba de Ramsés III, o ingresso para a famosa tumba de Tutancâmon e a Tumba de Ramsés VI é cobrado a parte.

Tumba de Tutancâmon

IMG_7835

A única tumba não saqueada e que ainda guarda a múmia do faraó é a de Tutancâmon, apesar de ser bem pequena (com a morte precoce do faraó, não houve tempo para finalizar a tumba) em comparação com as outras tumbas no Vale dos Reis, a visita é imperdível!

O valor da visita a Tumba de Tutancâmon é cobrado a parte, porem na minha opinião, vale muito a pena, achei as pinturas no tumulo, o belo sarcófago dourado e ainda a múmia do jovem faraó muito interessantes.

IMG_7848

IMG_7849IMG_7841IMG_7825

Obs.: Todos objetos encontrados na tumba de Tutancâmon estão expostos no Museu do Cairo, a parte mais interessante do museu.

Tumba de Ramsés VI

GOPR1153GOPR1142

Um dos túmulos mais bonitos do Vale dos Reis, é o tumulo de Ramsés VI, a tumba tem as pinturas mais bem conservadas da necrópole, com mais de três mil anos, a decoração nas paredes da tumba contam origens do céu, da terra,da criação da luz,do sol e da vida.

GOPR1145IMG_7759IMG_7775GOPR1148

Tumba de Ramsés IX

GOPR1131

A Tumba de Ramsés IX é comprida e bastante íngreme, com muitas pinturas em suas paredes, com um belíssimo teto astronômico, retratando a Deusa Nut rodeada de barcas sagradas cheia de estrelas.

Tumba de Ramsés III

Um dos túmulos mais bem conservados, a tumba de Ramsés III, as pinturas e seus relevos coloridos mostram o cotidiano da vida egípcia na época dos faraós. Nesse tumulo não consegui fotografar.

Dica: Dentro do Vale dos Reis, não tem banheiro e nem lanchonetes, então leve bastante agua, o passeio nas tumbas é bem cansativo por causa do calor, então programe-se para começar o passeio bem cedo para evitar longas filas nos túmulos.

Obs: Dentro do Vale dos Reis é proibido entrar com câmeras fotográficas, e tirar fotos nas tumbas, porem conseguimos registrar algumas com a GoPro.

IMG_7808

Horário de Funcionamento: Aberto diariamente.

01 de maio – Ramadan: 6:00 – 19:00

Ramadan – 30 de abril: 06h00 – 17:00

Valor do ingresso: 100 Libras Egípcias (o ingresso permite a visita a três tumbas)

Tumba de Tutancâmon: 100 Libras Egípcias

Tumba de Ramsés VI: 50 Libras Egípcias

 

5 comentários em “Luxor – Oeste”

  1. Karina em

    Oi!
    Cheguei no seu blog através do site do pessoal que fez a programação dele.
    Simplesmente amei essas fotos!!! Muitos lugares que vc visitou fazem parte dos meus sonhos de viagem… Tenho muita vontade de ir pro Egito, que foi o primeiro post que eu vi.
    Vou acompanhar o blog e pegar todas as dicas que eu puder pra viajar mais!

    Bjos

    Responder
  2. Usermatra em

    Obrigado por compartilhar conosco sua experiencia na viagem ao Egito !
    Para viajar pelo Egito é necessário um guia, para aproveitar ao máximo a viagem e ter a oportunidade de conhecer com mais detalhes, informações, sem perder tempo.
    Aqui deixo para Voce dica de Guia no Egito que fala português
    Contato : hadisaladino@gmail.com

    http://viagemehistoria.com/egito-dica-de-guia-turistico/#comments

    Responder
    1. Priscila em

      Muito obrigada Hadi!!! Já anotei seu contato!!!

      Responder
  3. Kassandra em

    Oi lindona!
    Primeiramente ótimas dicas!!!
    Tire uma dúvida… Você comentou que faz suas viagens por conta própria… Só com inglês dá para ir tranquilamente ou vocês falam mais de um idioma? bjin ;)

    Responder
    1. Priscila em

      Oiii Kassandra muito obrigada!! Bem- Vinda ao blog!! Sim eu que reservo tudo das nossas viagens, nós falamos inglês e nos viramos no espanhol! Eu nunca tive problemas com comunicação. Quando fica complicado, como em algumas situações na Rússia, me viro com mimicas hhahah! Mas tenho planos de aprender francês! Qualquer duvida me avise! Beijos

      Responder

Deixe seu comentário!