Categorias: Oriente Médio

Jerash

IMG_3809

IMG_3766

Jerash, é um cidade romana com mais de três mil anos de existência, só foi redescoberta em 1920 por um alemão, na época as ruinas estavam encobertas por areia e terra, por esse motivo se conservou melhor com o passar dos séculos, considerada  atualmente um dos maiores e mais bem preservado sitio arqueológico romano do mundo fora da Itália.

Localizado a 53 km de Amã, é o segundo destino mais visitado na Jordânia. Jerash é citado na bíblia como “a região dos Gerasenos” e acreditasse que Jesus passou pela cidade.

O Hadrian’s Arch é a entrada da cidade, construído em 129 D.C, para marcar a visita do imperador Adriano.
O Hadrian’s Arch é a entrada da cidade, construído em 129 D.C, para marcar a visita do imperador Adriano.

As escavações em  Jerash começaram em 1925 e duram até os dias atuais,  arqueólogos e historiadores continuam o processo de escavação no local, foram encontradas ruinas  que comprovam que a cidade possui ocupação humana há pelo menos 6500 anos, um paraíso para quem gosta de historia e arquitetura.

O Fórum é uma praça oval, cercado de colunas iônicas com um obelisco no centro.
O Fórum é uma praça oval, cercado de colunas iônicas com um obelisco no centro.

Jerash era conhecida como Gerasa na época que era controlada pela Grécia, posteriormente foi conquistada por Roma em 63 A.C, durante esse período a antiga cidade começou a se desenvolver e tornou-se um importante centro comercial, atingindo o seu ápice.

IMG_3777

IMG_3818

Jerash é um exemplo de urbanismo romano provinciano, a cidade antiga possuía muitos templos dedicados a deuses e figuras mitológicas, igrejas, praças, um incrível anfiteatro com capacidade para 3000 pessoas, fórum, a principal avenida, a Cardo Máximo é ladeada por colunas e pavimentada com pedras, a cidade é circundada por muralhas e portões.

Os responsáveis pelas mais imponentes contruçoes em Jerash, foram os imperadores:

Trajano e Adriano.

IMG_3759

Teatro.
Teatro.

IMG_3858

Jerash sofreu diversas dominações, a romana durou ate o século VII, logo após veio o império Persa e depois foi conquistado por mulçumanos, durante o século VIII, um forte terremoto atingiu a cidade, levando ao seu abandono.

IMG_3754

IMG_3735

Visitar Jerash foi uma viagem no tempo, eu adoro historia e sítios arqueologicos, foi incrível imaginar que toda cidade ficou escondida durante séculos, os arqueólogos  acreditam que apenas 20% da cidade foi descoberta, adorei o passeio, estava com poucos turistas no dia que visitamos, foi ótimo para fotografar a antiga cidade, ficamos aproximadamente 3 horas no local. Recomendo a visita.

IMG_3840

Cardo Maximus - a avenida principal de Jerash.
Cardo Maximus – a avenida principal de Jerash.

IMG_3753

Como chegar: Como falei no Post de Dicas da Jordania, recomendo o aluguel de carro durante sua visita ao país. Fomos com o GPS e chegamos facilmente a Jerash. Tem a possibilidade também de ir de excursão ou combinar um preço fechado com um taxi.

Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 6h as 16h no inverno e no verão das 6h as 18h.

Valores: 8 JOD por pessoa ( R$39)

IMG_3705

Mapa de Jerash.
Mapa de Jerash.

IMG_3689

 No próximo Post vou dar dicas do Mar Morto!!

 

2 comentários em “Jerash”

  1. Laíra em

    Olá, estou seguindo suas dicas, pois planejo ir para Jordania em setembro de 2017. Só estou com uma dúvida. O transporte era feito de carro, com o uso do GPS. Não é perigoso andar sem guia pela Jordânia? Nesses passeios vocês iam com guia ou chegavam sozinhos e lá iam atrás das informações sobre o local? Obrigada

    Responder
    1. Priscila em

      Oii Laíra bem vinda ao blog!! A Jordânia é um país incrível, você vai amar! Sim fizemos tudo com o nosso carro alugado, usando GPS, foi bem tranquilo, não tivemos nenhum problema. Não contratamos guia em nenhum passeio…não achei nada perigoso na época que visitei a Jordânia, me senti muito segura. Porem por ser em um local próximo a países em conflito sempre de uma checada nas noticias antes de viajar.Boa viagem e aproveite!! Beijos

      Responder

Deixe seu comentário!