Categorias: Oriente Médio

Wadi Rum – Imperdível

IMG_4738

IMG_4694

IMG_4830

Já pensou em dormir em um acampamento beduíno no deserto?! Existe um local perfeito para realizar essa experiência. É o deserto de Wadi Rum, localizado na parte sul da Jordânia, com uma área de 720 km protegida pela UNESCO, um local quase intocado pelo homem, com formações rochosas esculpidas pela água e ventos do deserto ao longo dos milênios.

IMG_4529

IMG_4772

IMG_4766

Conhecido também como o “Vale da Lua”, o deserto de Wadi Rum ficou famoso, pois foi um dos cenários  onde foi gravado o clássico filme, Lawrence da Arábia (1962), os beduínos tem muito orgulho e adoram mostrar durante os passeios os locais que os atores gravaram as cenas do filme.

Outros filmes gravados em Wadi Rum: Planeta Vermelho”, “Transformers: Revenge of the Fallen” e “Paixão no Deserto”.

IMG_4662

IMG_4489

As paisagens de Wadi Rum são  belíssimas, com enormes montanhas de várias cores, rochas verticais com até 1700 metros de altura, cânions, dunas e uma infinidade de areia de cor avermelhada.

IMG_4696

IMG_4710O deserto é habitado por beduínos, eles são muito simpáticos e receptivos, a maioria deles trabalham com turismo, nosso guia em Wadi Rum, foi um beduíno típico, que morava em uma tenda no deserto apenas com seu camelo, ele nos contou que a vida no deserto era muito boa, pelo silencio e tranquilidade. Durante os passeios fizemos paradas em algumas tendas de comercio e em todas fomos muito bem recebidos pelos beduínos, que nos ofereciam chás e biscoitos. 

IMG_4530

IMG_4495

Vestígios arqueológicos que comprovam que o deserto tem ocupação humana há pelo menos 12 mil anos, existem diversas gravuras e pinturas rupestres dos Nabateus, segundo o governo local, no deserto possui mais de 25 mil gravuras, que podem ser observadas durante o passeio em Wadi Rum. 

IMG_4665

IMG_4664

IMG_4670

Para conhecer o deserto existem vários tipos de passeios, o mais popular é o de jipe 4×4, que explora boa parte de Wadi Rum com varias paradas, outra opção é o passeio de dromedário  ( indico por apenas alguns minutos, pois com o calor do deserto, nada como um ar condicionado), tem também passeio de balão, mas só em alguns meses do ano.

IMG_4793

IMG_4797

IMG_4792Nos hospedamos por uma noite no Rahayeb Desert Camp, um acampamento beduíno, na reserva natural de Wadi Rum. Foi uma das experiências mais incríveis da viagem, chegamos por volta das 15:00 no acampamento, os funcionários nos direcionaram para a nossa tenda, que era muito limpa e bem organizada, tinha uma cama de casal e banheiro privativo. Durante a noite é ligado um gerador, que funciona por apenas 4 horas,  tempo suficiente para tomar banho, carregar aparelhos eletrônicos e jantar.

Deixamos nossas malas e seguimos para o passeio de jipe, para conhecer o deserto, fizemos e comtemplar o por do sol, que é incrível em Wadi Rum.

IMG_4512

Após o passeio voltamos ao acampamento e logo foi servido o jantar, que é outra atração, os beduínos cozinham a comida de uma forma bem exótica. Eles constroem uma espécie de forno subterrâneo, colocam lenha em brasa e em seguida a comida, no nosso caso foi carneiro com batatas e outras especiarias, depois o buraco é coberto com uma tampa de ferro e areia por cima. Os alimentos cozinham por 4 horas, são servidos em seguida acompanhados de outros pratos típicos. O jantar é servido em um buffet com varias opções de pratos, para todos os gostos, os alimentos são muito bem preparados e com uma bonita apresentação.

IMG_4601

IMG_4605

IMG_4612

Durante a noite no acampamento depois do jantar, começam shows de dança típica e musica ao vivo, mas oque mais me encantou foi admirar o céu estrelado, nos distanciamos alguns metros do acampamento para ficar na escuridão total,  foi impressionante e inesquecível, as estrelas pareciam luzes de natal de tão forte que era o brilho.

IMG_4479

IMG_4718

No dia seguinte logo pela manhã fizemos um passeio privativo de 4×4, nosso guia nos levou para locais diferentes dos quais visitamos no dia anterior, durante o passeio paramos para tirar fotos nos canyons  e andar de dromedário.

IMG_4683

Após o passeio de 5 horas retornamos para o acampamento, nos despedimos dos simpáticos beduínos, pegamos nossas bagagens e seguimos viajem para Aqaba, cidade banhada pelo Mar Vermelho.

IMG_4828

IMG_4791

Como Chegar: Fomos com o carro que havíamos alugado em nossa estadia na Jordânia, tem também a  opção de contratar um taxi com preço fechado ou excursão, porem recomendo o aluguel de carro.

Wadi Rum esta a 1 hora de viagem de Aqaba, para quem quiser somente passar algumas horas no deserto é uma opção de hospedagem.

IMG_4675

Meu Roteiro:

Mar Morto – Wadi Rum : 334 Km (3 horas e 51 minutos de viagem) 

Wadi Rum – Aqaba 70 Km (1 hora de viagem)

* Para mais informações do meu roteiro de viagem na Jordânia, confira o post “Dicas Praticas da Jordânia”.

IMG_4473

IMG_4762

Passeios: Contratamos os passeios de 4X4, no próprio acampamento, a maioria deles oferecem esses serviços, para quem não for se hospedar no deserto, é só se dirigir ao centro de visitantes, onde existem varias opções de passeios.

IMG_4526

IMG_4506

IMG_4763

Foi uma experiência incrível se hospedar no meio do deserto em um acampamento beduíno, realmente as paisagens de Wadi Rum são de tirar o folego, recomendo essa aventura para quem quer esquecer um pouco do mundo, no deserto você se desliga totalmente da realidade, pois não funciona celular e não tem televisão, aprendemos muito sobre a cultura dos beduínos e nos apaixonamos pelas belezas do deserto.

IMG_4782

IMG_4820

Próximo Post dicas de Petra!!

4 comentários em “Wadi Rum – Imperdível”

  1. Camila Torres em

    Pri, seus posts sobre a Jordania estão me ajudando muito a planejar minha viagem! Acabei de reservar o mesmo camping por causa da sua indicação.
    Muito obrigada!

    Responder
    1. Priscila em

      Oii Camila fico muito feliz em saber que minhas dicas estão te ajudando!! O camping é demais, vc vai amar!!! Beijoss

      Responder
  2. Camila Torres em

    Uma dúvida! A noite é muito frio? A tenda tem aquecimento, ou algum cobertor especial?
    Tô preocupada porque vou no inverno!
    Obrigada!

    Responder
    1. Priscila em

      Oii Camila no inverno as noites são bem geladas, recomendo levar um pijama bem quentinho. Na tenda tem cobertores, mas nada de especial e não tem aquecimento.
      Você vai amar Wadi Rum é lindo demais! boa viagem beijos!

      Responder

Deixe seu comentário!