Categorias: Ásia

Bagan – Inesquecível

IMG_9351

IMG_8984

IMG_9095Bagan é um dos destinos mais incríveis que já visitei, o local tem cerca de  3 mil templos budistas, que transformam o cenário em um sonho inesquecível, a cidade é um dos maiores sítios arqueológicos do mundo.

Bagan é uma planície de 41 km2, foi fundada pelo imperador Anawrahta em 1044, que fundou a cidade para ser a nova capital da Birmânia ( Myanmar), durante seu reinado ele unificou a Birmânia com o budismo Theravada e deu inicio as construções dos templos em Bagan, que ficou conhecida como a cidade dos templos.

A maioria dos templos foram construídos entre os século XI e XIII, Bagan teve 55 reis e cada um construía mais templos, como sinal de poder e para agradar ao Buda.

IMG_9457

IMG_9062

IMG_9223

Um boa parte dos templos tem mais que 1500 anos de historia, cada um com sua beleza e arquitetura.

Uma das mais belas paisagens que já tive o prazer de admirar é o nascer do sol em Bagan, vários balões sobrevoam os templos, é um espetáculo inesquecível!

IMG_9348

IMG_9341

IMG_9413

Para circular por Bagan recomendo no primeiro dia alugar uma bicicleta e explorar os templos mais próximos, no segundo dia contratar uma charrete  para ir aos templos mais distantes e ter dicas e informações do condutor da charrete, sobre outros lugares bacanas para conhecer na região.

IMG_9160

IMG_8853

IMG_9179

Bagan parece uma cidade de conto de fadas, as paisagens são incríveis, um povo receptivo e sempre com um sorriso no rosto, lembro com muito carinho e saudades da minha estadia em Bagan, foi um destino surpreendente e apaixonante.

Bagan é uma Zona Arqueológica, na chegada do aeroporto é necessário pagar uma taxa de US$20 por pessoa,para uma estadia de 5 dias consecutivos.

IMG_9056

IMG_8852

IMG_9135

IMG_8983

Quando ir: A melhor época para conhecer Bagan é no inicio de Outubro ate meados de Abril, estação de seca na região, nessa época que diariamente ocorre o voo de balão.

Como chegar: A forma mais rápida e pratica para chegar a Bagan, saindo de Yangon é de avião, o voo dura uma hora e é direto, fomos com a AirKBZ,  compramos as passagens  no site da companhia aérea.

Quantos dias ficar: Ficamos 3 noites e dois dias inteiros e foi o tempo ideal para conhecer Bagan.

IMG_9366
Aureum Palace Hotel & Resort
IMG_9081
Templo Ananda

Onde se hospedar: Um dos melhores hotéis que me hospedei foi o Aureum Palace Hotel & Resort, a piscina com vista para os templos é belíssima, pela manha vale a pena acordar para ver o sol nascer e os balões colorindo o céu. Os quartos do hotel são excelentes, o atendimento impecável, restaurantes ótimos e a localização perfeita. Recomendo!!!!

IMG_9487
Aureum Palace Hotel & Resort
IMG_9436
Aureum Palace Hotel & Resort
IMG_9428
Aureum Palace Hotel & Resort

Como se vestir: Como todos os templos budistas é necessário retirar os sapatos na entrada e mulheres devem cobrir as pernas e ombros, como estava cansada de usar saias longas na viagem e estava muito quente em Bagan, carregava um lenço comigo e colocava nas pernas para entrar nos templos.

IMG_9152

IMG_9182

IMG_9478

Em Bagan visitamos muitos templos, então vou falar sobre os principais e mais conhecidos:

Shwezigon Pagoda

Shwezigon Pagoda é um dos mais antigos e o mais sagrado templo de Bagan, construído para guardar uma relíquia do dente de Buda, a obra teve inicio no reinado do  rei Anawrahta e foi concluída entre 1086 e 1090 durante o reinado do rei Kyanzittha.

IMG_9032

IMG_9018

Templo Sulamani

Um dos mais visitados templos em Bagan é o Sulamani, construído em 1181 pelo rei Narapatisithu. O templo é conhecido como “joia cantante”, um dos templos mais bonitos na minha opinião, parece um castelo do lado de fora.

IMG_8912

IMG_8880

IMG_8894

IMG_8897

Templo Dhammayangyi 

O maior templo de Bagan é o Dhammayangyi, construído durante o reinado do rei Narathu (1167-1170), que havia matado pai e irmão mais velho para se tornar rei, a lenda conta que ele construiu o templo para se redimir dos seus pecados.

IMG_9188

IMG_9211

Templo Gawdawpalin

Gawdawpalin é o segundo maior templo em Bagan, a construção teve inicio durante o reinado de Narapatisithu (1173-1210) e foi concluída pelo rei Htilominlo (1121-1234).

IMG_9109

IMG_9120

Shwesandaw Pagoda

Shwesandaw Pagoda foi construída durante o reinado do rei  Anawrahta em em 1057, é um dos locais mais procurados para apreciar o inesquecível  por do sol de Bagan.

IMG_9171

Templo Ananda

O templo Ananda é considerado o mais belo de Bagan, construído em 1105 durante o reinado do rei Kyanzittha, infelizmente durante nossa visita ele estava sendo reformado, mas foi possível observar a beleza da arquitetura do templo.

IMG_9102

IMG_9098

IMG_9097

Bagan Viewing Tower

Uma torre com 60 metros de altura ao lado do Aureum Palace Hotel & Resort, com vista panorâmica para os templos de Bagan, no local tem restaurante, cafeteria, sala de reuniões, galeria de artes, uma loja de souvenires e um deck de observação.

IMG_9447
Bagan Viewing Tower
IMG_8998
Bagan Viewing Tower
IMG_9013
Bagan Viewing Tower

Uma dica é apreciar o nascer e o por do sol do alto da torre.

Valor: US$10 por pessoa. Hospedes do Aureum Palace Hotel & Resort tem acesso livre.

IMG_8930

IMG_9463

IMG_9104

IMG_9154IMG_9229

IMG_9468

IMG_9372

No próximo POST vou dar dicas do inesquecível passeio de balão em Bagan.

7 comentários em “Bagan – Inesquecível”

  1. MARCIO em

    Parabéns pelo blog e pelas fotos. Já acompanho vcs tem um tempinho. Onde vcs fizeram a reserva do Aureum Palace?

    Responder
    1. Priscila em

      Ola Marcio. Obrigada pelos elogios!!! Reservei o Aureum Palace no http://www.asiatravel.com/ Seja sempre bem vindo ao blog!Beijos!

      Responder
  2. Marcelina em

    Oiii,
    Lindas imagens, fiquei com muita vontade de conhecer Myanmar desde que vi o teu blog, principalmente Bagan. Ontem vi no noticiário que houve um sismo que destruiu um boa parte das pagodas…fiquei mto triste. Ainda bem que aproveitaste tudo antes da tragédia. Bjs e contínua a postar as tuas viagens para que eu possa viajar também na minha imaginação :)
    Marcelina

    Responder
    1. Priscila em

      Ola Marcelina muito obrigada!! Myanmar é um país lindo e repleto de historias. Bagan então é um sonho!Também fico muito triste com essas noticias. Continuo sim!! Seja sempre bem vinda ao blog! Beijos Pri

      Responder
  3. Dirceu em

    Olá amigos.
    Devo ir pra Bagan em dezembro.
    Dá pra entrar em todos os templos com uma bermuda igual à sua?
    Grato.

    Responder
  4. Milzara em

    Olá. Gostaria de saber se você teve que cobrir ombros e joelhos ao visitar os templos da região de Bagan. Pelas fotos, parece qur não. Poderia me confirmar? Beijos.

    Responder
    1. Priscila em

      Oi Milzara Bem vinda ao blog!!! Na maioria não, mas em alguns é obrigatório, sempre carregava comigo dois lenços. Qualquer duvida avise! Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário!