Categorias: América

Gran Cenote – Imperdível

IMG_9879

G0323374

IMG_9852

O lugar mais lindo que visitei no México foi o Gran Cenote, fiquei apaixonada, localizado a 13 km de Tulun, um passeio imperdível para toda família.

Cenotes são buracos profundos na terra, compostos por aguas límpidas, com tuneis subterrâneos decorados com estalagmites e estalactites, criados ao longo de milhares de anos, a palavra Cenote é originaria da palavra maia “Dzonot”, que significa poço sagrado. Os maias acreditavam que os cenotes eram portais de comunicação com seus Deuses, era um local extremante sagrado e a principal fonte de agua para o antigo povo maia.

Existe uma lenda que conta que os cenotes são originários da queda de asteroides, há milhares de anos, porem essa teoria nunca foi comprovada.Na península de Yucatan há cerca de 7 mil cenotes, diversos são abertos ao publico, a maioria esta na estrada que liga Cancun a Tulun, são de fáceis acessos pois tem varias placas indicando cada Cenote.

IMG_9880

IMG_9900

G0343392

O Gran Cenote é um dos mais procurados na Península de Yucatán, pois ele é aberto e permite a entrada da luz solar, com cavernas belíssimas de fácil acesso, com muitos peixes coloridos e tartarugas, é um cenote que não é necessário mergulho com cilindro ou guia, somente com snorkel já é possível admirar a fauna marinha. Mas para quem tiver experiência com mergulho com cilindro, acredito que deve ser incrível as paisagens, mas nunca mergulhe em cenotes sem a presença de um guia experiente, pois é muito fácil se perder nos tuneis subterrâneos.

IMG_9906

A visita ao Gran Cenote pode ser combinada com a visita a Tulun pois a distancia entre os dois locais são de 25 minutos de carro, chegamos por volta das 15h, achei um horário excelente pois estava com pouquíssimos turistas, ótimo para fotografar e curtir o passeio, fiquei encantada com o a cor da agua, um azul incrível, uma experiência inesquecível.

IMG_9847

IMG_9836

G0263328

GOPR3459

Valores: 150 pesos por pessoa. Aluguel de snorkel 80 pesos, colete 50 pesos e armário 30 pesos.

Horário de funcionamento: Diariamente das 10h as 17h.

Como chegar: O Gran Cenote fica a 138 km da zona hoteleira de Cancun, na Rodovia Tulum-Cobá, a estrada é exelente e muito bem sinalizada.Fomos com o carro que alugamos na nossa visita ao México, você pode ir de taxi ou excursão, mas aconselho o aluguel de carro para ter mais liberdade durante os passeios.

Oque levar: Roupas de banho, toalha, protetor solar e sapato aquático. No local tem banheiros com chuveiro e lanchonete.

GOPR3468

IMG_9901IMG_9870

IMG_9884

IMG_9914

2 comentários em “Gran Cenote – Imperdível”

  1. Gabriela costa em

    Olá gostaria de ter sugestões sobre quais os melhores cenotes a visitar pois só irei ficar 6 dias e terei de aproveitar bem o tempo. A minha ideia é ir a Tulum, Ilha das mulheres, conhecer a 5 avenida e quem sabe mais algum local que me indiquem. Gostaria de conhecer talvez 2 cenotes, se me pudessem ajudar seria bom.

    Responder
    1. Priscila em

      Oi Gabriela eu recomendo o cenote Ik-Kil e o Gran Cenote! Você vai amar Cancun!! Boa viagem!!

      Responder

Deixe seu comentário!