Categorias: América

Cenote IK-KIL

IMG_0295
IMG_0157
O cenote mais famoso da Península de Yucatán é o Ik-Kil,  localizado a 3 km das ruinas de Chichen Itza, a visita aos dois locais deve ser combinada no mesmo dia de passeio.
O Ik-Kil era considerado sagrado para o antigo povo maia, o local era utilizado para rituais e sacrifícios, pois eles acreditavam que os cenotes eram portais de comunicação com seus deuses.
Localizado a 26 metros abaixo da superfície, para entrar no cenote é necessário descer uma longa escadaria, no caminho tem dois mirantes com belas vistas para admirar e fotografar. Sem duvidas é um dos cenotes mais belos pois tem uma vegetação verde incrível, com aguas cristalinas, parece um cenário de tão lindo!
IMG_0273
IMG_0200O cenote tem 60 metros de diâmetro e 40 metros de profundidade, não esqueça de alugar um colete, pois a agua é muito doce e densa, dificultando boiar, eu logo que entrei me esforcei muito e fiquei com medo, então decidi alugar um colete, a parte ruim foi ter que subir a longa escadaria, mas valeu a pena me senti mais confiante, água gelada, mas depois de alguns minutos acostuma, não deixe de entrar!!!
A estrutura do Ik-Kil é excelente com banheiros com duchas, restaurantes e lojinhas, no complexo tem também um hotel. Para entrar na água é necessário tomar uma ducha para proteger a agua da poluição de protetores solares e cosméticos em geral, não esqueça de levar toalhas. Para quem gosta de aventura e sabe nadar tem uma plataforma que é possível saltar.
IMG_0208
IMG_0283
IMG_0178
Sem duvidas um passeio imperdível para quem estiver programando um viagem para Cancun, é impossível não se apaixonar pela beleza e mistério do cenote Ik-Kil, localizado a 200 km da zona hoteleira de Cancun, a viagem de carro dura 2 horas, mas vale muito a pena!
G1064282
G1004218
IMG_0174 Valor da entrada: 70 pesos por adulto e 35 pesos por criança. O uso dos vestiários esta incluso no valor do ingresso. O valor do aluguel de armários e do colete é 30 pesos cada.
O que levar: Roupas de banho, toalhas e chinelo. 
Como chegar: Fomos com o carro que alugamos durante nossa estadia em Cancun, primeiro visitamos Chichen Itza e depois fomos para o Ik-Kil que esta a uma curta distancia de carro. A rodovia é muito boa e bem sinalizada. Outra maneira de visitar o local é contratar um motorista com valor fechado do passeio ou ir de excursão.
Horário de Funcionamento: Diariamente das 8h ás 17h.
G1044264
G1054270
G0974176
G1124351
IMG_0297

Deixe seu comentário!