Categorias: Europa

Noruega – Dicas Praticas

Trooltunga
Trolltunga
IMG_3122
Geiranger

Ahh a Noruega, que país lindo, com paisagens cinematográficas, os inesquecíveis fiordes noruegueses, geleiras, cachoeiras… sim muitas cacheiras , o fantástico show da natureza a aurora boreal….Um destino repleto de belezas naturais, cada curva é uma surpresa.

Kjeragbolten
Kjeragbolten

Cada lugar mais incrível que o outro, foi uma viagem de superação, fizemos trilhas, hiking no glacial, passeio de barco pelos fiordes e cachoeiras, andamos de caiaque,conhecemos duas das mais famosas igrejas de madeira da Noruega, fizemos o trajeto de trem considerado o mais lindo da Europa, conhecemos estradas de tirar o folego… foi um sonho que quero dividir com vocês para mais viajantes descobrirem a verdadeira beleza da Noruega.

Ficamos 9 noites na Noruega, 8 dias inteiros de passeios, como era Setembro já estava no final do verão, então todas as trilhas já estavam sem acumulo de neve, facilitando muito as longas caminhadas, pegamos dias lindos com muito sol (ate passamos calor em algumas trilhas) e durante toda nossa estadia no país não pegamos nenhum dia com chuva, o que segundo os noruegueses é muita sorte, pois o tempo no país é muito instável.

Trilha da Pulpit Rock
Trilha da Pulpit Rock
Trilha de Kjerag
Trilha de Kjerag
Aurora Boreal em Odda
Aurora Boreal em Odda

Começamos nossa viagem por Stavanger, cidade que é o ponto de partida para conhecer a belíssima Pulpit Rock ou Preikestolen, um falésia de 604 metros com vista para o Lysefjorden,  outra parada imperdível para quem estiver em Stavanger é a Cascata Manafossen, mas a cereja do topo do bolo é Kjeragbolten distante duas horas e meia de Stavanger é parada obrigatória para quem estiver na região, a bela trilha leva a inusitada rocha de 5 m³, presa em um paredão a 1.084 metros acima do Lysefjorden, uma das maiores aventuras da minha vida foi subir nessa rocha!

IMG_1603
Bryggen – Bergen
IMG_1725
Tvindefossen

Depois das aventuras em Stavanger seguimos viagem para Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, visitamos o famoso quarteirão Bryggen entre outros pontos turísticos da cidade.

Um dos passeios mais inesquecíveis da nossa estadia na Noruega foi o passeio de trem pela estrada de ferro entre Flåm e Myrdal, as paisagens são belíssimas, o trajeto é eleito o mais lindo de toda Europa.

IMG_1754
Passeio de trem em Flåm
Uma das paradas do trem Flam - Myrdal
Uma das paradas do trem

O ponto mais alto da viagem sem duvidas foi a trilha de Trolltunga , sem duvidas a maior aventura da minha vida, são 22 km de trilha, com gelo, barro, muita subida e descida mas com vistas impressionantes. A cidade base para realizar essa trilha é Odda, local onde tivemos a sorte de ver a aurora boreal pela segunda vez em nossas vidas, um presente da natureza logo após a longa trilha de Trolltunga!

Trolltunga
Trolltunga
Paisagem na trilha de Trolltunga
Paisagem na trilha de Trolltunga
Trolltunga
Trolltunga

Uma cidade pela qual me apaixonei foi Geiranger, que lugar mais lindo com paisagens de te fazer sonhar acordado, o passeio de barco pelo Geirangerfjord é o mais procurado e sem duvidas é inesquecível passear pelos imensos paredões com cachoeiras,  a cidade tem vários mirantes para o fiorde, um mais lindo que o outro, foi um sonho conhecer esse pequeno vilarejo. 

Geiranger
Geiranger
Paisagem no passeio de barco no fiorde de Geiranger
Seven Sisters no passeio de barco no fiorde de Geiranger
Geiranger
Geiranger

Uma das coisas que mais amei na nossa viagem pela Noruega foi ter alugado um carro e desbravado boa parte do país por conta própria, cada curva na estrada tinha paisagens lindas, fizemos varias paradas que não estavam em nosso roteiro, foi uma experiência incrível.

img_2859

Furebergfossen - Odda
Furebergfossen – Odda
No meio da estrada tinha uma ovelha...
No meio da estrada tinha uma ovelha…

A estrada Trollstigen foi a mais uauu de toda viagem com 11 curvas acentuadas e cachoeiras em seus paredões é um passeio imperdível para quem estiver em Geiranger ou próximo a região. 

 Trollstigen
Trollstigen

Quando já estava finalizando nosso roteiro descobri o Briksdal Glacier, então inclui no nosso roteiro como uma rápida parada, mas o local merece mais tempo. Nossa sorte foi que estava vazio pois estava no final da tarde,o lugar é lindo com cachoeiras e muita natureza, quero voltar para aproveitar e explorar mais a região.

Nossa ultima parada na Noruega foi o Jostedal Glacier, nos hospedamos na pequena cidade Jostedal, para realizarmos o glacier hiking e o inesquecível passeio de caiaque no Nigardsbreen Glacier.

Briksdal Glacier
Briksdal Glacier
Nigardsbreen Glacier
Nigardsbreen Glacier

A Noruega foi a realização de um sonho, um destino que quero muito voltar, berço dos vikings, um país com muita historia e cultura. Um destino imperdível para amantes de trilha, aventureiros ou simplesmente para quem quiser apreciar algumas das paisagens mais lindas de toda Europa.

Pulpit Rock
Pulpit Rock
img_3382
Storseterfossen

IMG_1474

Outros destinos fascinantes no país são: Tromsø ( um dos melhores lugares para ver a aurora boreal), o arquipélago de Svalbard,Aalesund conhecida como a “capital do bacalhau” e o destino que fiquei com agua na boca de conhecer o arquipélago de Lofoten.

Paisagem na estrada
Paisagem na estrada
Fossevandring - Geiranger
Fossevandring – Geiranger

Nosso Roteiro na Noruega em Setembro de 2015

1 dia – Chegada em Stavanger no início da tarde, aproveitamos para conhecer o centro da cidade e descansar para a trilha no dia seguinte.

2 dia – Fizemos a trilha de Kjerag.

3 dia- Fizemos a trilha de Pulpit Rock e fomos na Cascata Manafossen.

4 dia – Pegamos um voo as 7h da manha ate Bergen, chegando lá alugamos um carro e fomos conhecer Bryggen o principal ponto turístico da cidade, visitamos o mercado do peixe e a Fantoft Stave, uma igreja de madeira construída em 1150.

De Bergen seguimos viagem ate Flåm, onde fizemos o famoso passeio de trem para Myrdal. No caminho paramos na cachoeira Tvindefossen. Nossa ultima parada antes de chegar a Odda foi na igreja de madeira mais conservada da Noruega a Borgund Stave Church. Chegamos em Odda no inicio da noite.

5 dia – Fizemos a trilha de Trolltunga

6 dia – Seguimos viagem de Odda para Geiranger. Foram 8 horas de viagem, com paisagens incríveis no caminho.

7 dia- Fomos conhecer os encantos de Geiranger, fomos no Flydalsjuvet ( vista incrível para o Geirangerfjord), fomos na cachoeira Fossevandring, fizemos o passeio de barco pelo fiorde, fomos no mirante Dalsnibba Mountain Plateau e por ultimo fizemos um trilha de 4 km(ida e volta) para a cachoeira Storseterfossen.

8 dia – Fomos conhecer a estrada de Ornevegen (a estrada da águia) de onde se tem um belo mirante com vista para o Geirangerfjord, depois seguimos viagem para a estrada Trollstigen (o caminho dos Trolls), nossa ultima parada antes de chegar em Jostedal, foi na cidade Briksdalsbreen, onde visitamos o Briksdal Glacier.

9 dia – Hiking no Nigardsbreen Glacier e de tarde seguimos viagem ate Bergen, onde nos hospedamos por uma noite.

10 dia – Voamos para Genebra logo cedo.

Paisagem na estrada
Paisagem na estrada
Trilha de Trolltunga
Trilha de Trolltunga
IMG_1636
Fantoft Stave – Bergen

Distancias percorridas de carro:

Bergen – Flåm : 167 km (2h30 minutos de viagem)

Flåm – Odda: 153 km(2h20 minutos de viagem)

Odda – Geiranger 430 km ( 8 horas de viagem)

Geiranger – Trollstigen 146 km ( 2 horas de viagem)

Trollstigen – Briksdalsbreen : 232 km ( 3h 20 minutos de viagem)

Briksdalsbreen – Jostedal: 219km ( 3 horas de viagem)

Jostedal – Bergen: 309 km ( 5 horas de viagem)

Trilha de Trolltunga
Trilha de Trolltunga
Trilha de Kjerag
Trilha de Kjerag
IMG_3695
Paisagem na estrada

Quando ir: A melhor época para realizar o meu roteiro na Noruega é sem duvidas durante o verão, entre o inicio de julho ate a segunda quinzena de Setembro. Durante o inverno é impossível fazer trilhas, passeios de barco ou andar de caiaque, sem falar que muitas estradas ficam fechadas por conta do acumulo de neve. Para ver o sol da meia noite, visite nos meses de Junho e Julho . Para ver a aurora boreal a melhor época é no final de Setembro e inicio de Março.

Minha viagem foi na primeira quinzena de Setembro/2015 e pegamos dias ensolarado e sem chuvas, as trilhas estavam sem acumulo de gelo e também demos a sorte de ver a aurora boreal e os principais pontos turísticos estavam mais tranquilos(o mês com maior numero de turistas é agosto). Foi o mês perfeito para nossa viagem.

O único ponto negativo de viajar em Setembro é para quem pretende fazer passeios com ônibus ou passeios com excursão para as trilhas, pois em alguns destinos esses serviços são oferecidos ate a ultima semana de agosto.

Como Chegar na Noruega: Não existem voos diretos para Noruega saindo do Brasil. Para chegar ate a Noruega é necessário fazer conexão em diversas cidades na Europa, no nosso caso voamos para Amsterdam e de lá pegamos um voo ate Stavanger.

Trilha de Trolltunga
Trilha de Trolltunga

Quantos dias ficar: Ficamos 8 dias inteiros (9 noites) na Noruega, conseguimos fazer todos passeios programados, porem acordamos bem cedo todos os dias para dar tempo de conseguir conhecer todos lugares planejados. Se pudesse mudar algo no meu roteiro colocaria uma noite em Briksdalsbreen, para poder conhecer com mais calma as paisagens da cidade.

Minha dica é ser for para Noruega reserve pelo menos uma semana, para poder conhecer o máximo possível. Para quem tiver disponibilidade de duas semanas a três semanas seria o tempo ideal para conhecer boa parte do país.

Para quem estiver com os dias contados não deixe fora do seu roteiro: Stavanger, Odda, Bergen, Flåm e Geiranger.

Pulpit Rock
Pulpit Rock

Como circular: Quando comecei a organizar o roteiro da nossa viagem para Noruega, li muitos relatos na internet de viajantes contando sobre as belas paisagens nas estradas do país, a maioria comentava que os ônibus faziam poucas paradas e que a melhor forma de aproveitar a viagem era alugando um carro. Então decidimos alugar um carro e desbravar a Noruega e foi a melhor decisão da nossa viagem, pois conhecemos lugares que com certeza não conheceríamos se estivéssemos usando outro meio de transporte.

Alugamos em Stavanger com a Sixt um ford fiesta, por 3 dias no valor de US$227 com seguro incluso. Para ir de Stavanger para Bergen fomos de avião, com companhia aérea Norwegian, o voo durou 40 minutos, esse trajeto pode ser feito de carro são 209 km (5 horas de viagem). Em Bergen alugamos com a Europcar um Yaris da Toyota automático por 3 dias por US$512,com seguro incluso.

Para quem vai percorrer distancias mais longas a melhor opção é ir de avião, tem também a opção de viajar de trem com a NSB (Ferrovias Nacionais Norueguesas),  as viagens são lindas e também ir de barco é um outro meio de transporte no país.

Uma opção muito procurada pelos viajantes é o ticket  Norway in a Nutshell que reúne os passes para trem, barco e ônibus em único bilhete, pode ser uma excursão para um único dia ou você pode incluir hospedagem e passeios no seu bilhete. Essa opção é muito procurada por quem tem pouco tempo e quer conhecer os fiordes da Noruega, a  excursão pode ter inicio em Oslo, Bergen, Voss ou Flam.

Mas minha dica para quem estiver programando uma viagem ara Noruega é alugar um carro e planejar sua própria viagem, para poder ter mais liberdade e conhecer o país de um jeito único, as estradas são excelentes, com paisagens incríveis, a única coisa chata é limite de velocidade que é baixo, fazendo que pequenos trajetos sejam mais longos, porem não isso não é um problema, pois dessa forma da para admirar melhor a paisagem.

Uma coisa curiosa na Noruega são os longos tuneis, cansei de contar por quantos passamos durante nossa viagem, chegamos a passar por tuneis com 20 km de extensão, eles são totalmente diferentes com iluminação especial, durante o trajeto vai mudando de cor, para não deixar o motorista com o sono. Diferente de tudo que já tinha visto!

IMG_2648

IMG_2637

Oque não pode faltar mala para quem vai fazer as trilhas: é necessário ir com roupas apropriadas, calça  de trekking ou legging ,camiseta de academia ( o tecido seca mais rápido e é mais confortável) e o mais importante um tênis ou bota de trilha impermeável, pois nas trilhas tem poças de agua, neve e para se prevenir de chuva.

Comprei minha calca impermeável e tênis impermeável e muito quentinho na North Face. Sempre levava também uma segunda pele tanto de calça como de blusa, caso esfriasse durante a trilha.

Algumas pessoas utilizam o trekking poles, porem acho necessário quando as trilhas estão com acumulo de neve, não usei e não me fez falta.

O tempo na Noruega muda muito rápido por isso sempre leve na sua mochila uma blusa extra, casaco impermeável, luvas, gorro, óculos escuro e protetor de ouvido. Não esqueça também de levar muita agua (2L por pessoa) e comida ( lanches, chocolate, barras de proteína e frutas), nas trilhas não tem comercio algum.

IMG_0767
Kjerag

Visto e Passaporte: Não é necessário visto para Noruega para brasileiros, somente um passaporte com validade mínima de seis meses. A permanência máxima no país são 90 dias.

Moeda: A moeda utilizada na Noruega é o NOK. Levei moeda em espécie em dólares e troquei na casa de cambio no aeroporto de Stavanger.

Dicas de como economizar: A Noruega é um país caro, minha principal dica para economizar na sua viagem é saber escolher bem um hotel, nos optamos por apartamentos, albergues e hotéis com cozinha no quarto ou cozinha compartilhada, para poder economizar em restaurantes. Isso é muito comum entre turistas do mundo todo no país.

A Noruega foi um dos destinos mais caros que já estive, mesmo compras no supermercado e fast food tinham preços bem mais elevados comparados a outros destinos na Europa, uma dica é preparar lanches para o almoço. As trilhas tem entrada gratuita.

Geiranger
Geiranger
IMG_2593
Latefossen Waterfall

Onde se Hospedar:

Stavanger:  Nos hospedamos por três noites no Sparta Apartments Budget – Haugesundgata, o apartamento tem cozinha, cama de casal, tv, banheiro privativo, Wi-Fi gratuito e estacionamento. Foi uma ótima escolha pois era próximo a um mercado, jantamos todas as noites no apartamento. Ótimo custo benefício, apartamento limpo e bem localizado. Reservei no Booking. Não encontrei a foto desse ap =( devo ter tirado com o celular e acabei deletando.

Odda: Nos hospedamos por duas noites no Trolltunga Studios, ficamos em um quarto com banheiro privativo e cozinha compacta. Com vista para  Sørfjorden, tem também a cozinha compartilhada, utilizamos para esquentar pizza e lasanha congelada. No anoitecer os hospedes se reúne em torno da fogueira na beira do fiorde. Foi nesse albergue que vimos a aurora boreal. O estabelecimento conta com estacionamento e Wi-Fi gratuito. Ótimo custo beneficio, boa localização, limpeza e paisagem linda em frente o albergue. Recomendo. Reservei no Booking.

Trolltunga Studios
Trolltunga Studios
Trolltunga Studios
Trolltunga Studios
Vista do Trolltunga Studios
Vista do Trolltunga Studios

Geiranger: Nos hospedamos por duas noites no Grande Hytteutleige og Camping, uma escolha perfeita o hotel tem chalés na beira do rio com vista para o fiorde de Geiranger. Os chalés são espaçosos, possuem cozinha, tv, sala, banheiro privativo e uma varanda linda com vista para o fiorde. O céu estrelado é maravilhoso nesse local! O chalé possui Wi-Fi gratuito e estacionamento! Ótima localização! Super recomendo! Reservei no booking.

IMG_3446
Grande Hytteutleige og Camping
IMG_3434
Grande Hytteutleige og Camping
IMG_3438
Grande Hytteutleige og Camping
IMG_3442
Grande Hytteutleige og Camping

Jostedal: Nos hospedamos por uma noite no Jostedal Hotel, o quarto tinha banheiro privativo, Wi-Fi e estacionamento gratuito. Com boa localização, distante 7 km do Glaciar Nigardsbreen. Nesse hotel tem também a opção de apartamentos com cozinha compacta. Ótimo custo beneficio. Reservei no booking.

Bergen: Nos hospedamos por uma noite no Citybox,  esse hotel me lembrou um pouco o Ibis. Achei ótimo pelo custo beneficio e localização. O quarto tinha banheiro privativo e Wi-Fi gratuito. recomendo.

Outra opção na Noruega é acampar, é gratuito e muito seguro. Vi varias famílias e casais acampando na trilha de Trolltunga, imagina que declicia dormir com o ceu estrelado incrível e acordar com aquelas paisagens lindas! Na minha próxima viagem a Noruega vou acampar com certeza!!

Paisagens na estrada
Paisagens na estrada
Cascata Manafossen
Cascata Manafossen
Trilha de Trooltunga
Trilha de Trooltunga
Trollstigen
Trollstigen

Nos próximos Posts vou dar dicas de todos passeios realizados e informações sobre as trilhas. Espero que vocês aproveitem as dicas para realizar uma viagem inesquecível!

4 comentários em “Noruega – Dicas Praticas”

  1. Thayanne em

    Que bom você voltou a escrever… sempre entro no blog para ver se há novidades. Adoro seus relatos e fico babando nas fotos maravilhosas.

    Responder
    1. Priscila em

      Muito obrigada Thayanne!!!! Vai ter vários posts novos,muitas novidades!Espero que goste!!!!Beijos! Pri

      Responder
  2. Sâmela em

    Vou para a Noruega em Agosto e foi o a melhor descrição de roteiro q eu vi! Obrigada! ??????

    Responder
    1. Priscila em

      Oii Sâmela bem vinda ao blog!!!Você vai amar a Noruega! Muito obrigada!! Beijos!

      Responder

Deixe seu comentário!