Categorias: Europa

Kjeragbolten

Kjeragbolten foi a nossa primeira trilha na Noruega, uma aventura que jamais vou esquecer… A primeira vez que vi a foto dessa rocha fiquei intrigada e apaixonada, minha sensação ao chegar nela foi a realização de um sonho, as paisagens no caminho da trilha são surpreendentes. O local também é muito procurado por praticantes de base jump e escaladores.

Kjeragbolten é uma rocha arredondada com 5m³, encaixada entre dois paredões das montanhas de Kjerag a 1.084 metros acima do fiorde Lysefjorden, uma experiência única subir na rocha, confesso que na noite anterior da trilha fiquei com medo de não ter coragem de subir… mas chegando lá tomei coragem e consegui ir varias vezes, não tem nenhum tipo de proteção, a melhor dica é não olhar para baixo.

A trilha tem inicio próximo ao Oygardsstolen, um restaurante com uma vista incrível para o Lysefjorden, parada obrigatória para quem passa de carro na região,no local tem também o estacionamento da trilha, mapas, banheiros e um centro de informações. Ver aquele restaurante que tanto sonhei em ver de perto foi uma emoção, passei meses planejando aquela trilha e finalmente estava naquele lugar incrível preste a iniciar nossa primeira aventura na Noruega.

Oygardsstolen

A trilha de Kjeragbolten tem 12 km (ida e volta), é necessário subir três montanhas bem íngremes, a primeira é a mais difícil, o inicio dela é praticamente uma escalada e também ainda estávamos com o corpo frio e o sol ainda não tinha aparecido.

Toda trilha é marcada com um T em vermelho nas pedras e rochas no caminho, não tem necessidade de guia, não tem como se perder pois além das marcações tem bastante turistas no verão na trilha em direção a Kjeragbolten.

Logo na descida da primeira montanha você já se depara com uma paisagem linda, nessa parte já comecei a me apaixonar pela Noruega. A segunda montanha é mais tranquila e no final você vai se deparar com um rio, ótima parada para encher as garrafinhas, a agua é uma delicia, fresquinha e gelada.

Como nossa viagem foi na primeira semana de setembro, não pegamos nenhuma parte da trilha com gelo, oque facilitou bastante a caminhada. No inicio do verão, no mês de Julho ainda é comum encontrar muito gelo na trilha, por esse motivo a importância de um calçado apropriado.

A terceira montanha tem a subida mais longa, porem ao terminar de subir, a trilha fica praticamente plana e bem mais fácil, durante esse trajeto encontramos algumas ovelhas, que não se assustaram com a nossa presença.

Depois de 2h30 minutos de trilha finalmente chegamos na Kjeragbolten, uaaaa que lugar fantástico a vista para o Lysefjorden é incrível, ver aquela pedra suspensa, perfeitamente encaixada nas montanhas, compensou todo esforço da longa caminhada.

No inicio fiquei com receio de subir na pedra, pois como falei anteriormente, não tem nenhuma proteção em baixo da pedra, é necessário cuidado e atenção.Mas no final perdi o medo e consegui subir diversas vezes, diferente da trilha de Trolltunga que tem uma longa fila para fotografar, Kjeragbolten é bem mais tranquilo, a fila tem poucas pessoas, por isso é possível tirar bastante fotos.

Meditando nas alturas!

Ficamos admirando a paisagem por 2 horas, aproveitamos para fazer um picnic antes de começar a trilha de volta. No retorno fizemos mais algumas paradas para admirar e fotografar as paisagens, foram 2h30 de caminhada para chegar ao estacionamento, achei a volta mais tranquila,

As paisagens no caminho da trilha são surpreendentes, a vista para o Lysefjorden é de arrepiar pela altura e beleza,foi uma das trilhas mais lindas que estivemos na Noruega, recomendo de olhos fechados!

Melhor época: A trilha fica aberta de Junho a Setembro. Estive em setembro e a trilha estava sem neve. No inicio do verão é comum que boa parte da trilha esteja coberta de neve.

Como Chegar:

Carro alugado: Foi a nossa escolha, saímos de Stavanger as 7h e seguimos para Kjeragbolten, são 2h30 viagem, passando por belas paisagens no caminho. Para nos foi a melhor escolha pois não tivemos que ter presa durante a trilha, pudemos relaxar e fazer tudo com calma. O retorno para Stavanger foi ótimo, fizemos varias paradas durante o percurso. Na minha opinião a melhor opção pois você tem liberdade durante o passeio.

Ônibus: Durante o verão de junho ate a ultima semana de agosto funciona o ônibus da empresa Tide Reiser, saindo da estação central em Stavanger, partindo as 7h30 e regressando as 16h45, chegando em Stavanger as 19h.São três horas de viagem, ao todo se tem 6 horas na trilha. Acho uma ótima opção para quem quer dormir ou descansar na ida e na volta no ônibus, porem essa opção tem dois pontos negativos: ter tempo limitado para fazer a trilha e não poder fazer as paradas no caminho.

Valores: A entrada na trilha é gratuita. Estacionamento 100 NOK.

O que vestir para fazer a trilha:

Calça impermeáveis

camiseta de academia ( mais confortável e seca mais rápido)

Tênis ou bota impermeável

luvas e gorro

Na mochila:

casaco impermeável

uma blusa mais quente

óculos de sol

protetor solar

câmera fotográfica

lanches, barrinha de proteína e chocolate

Agua ( nessa trilha não tem necessidade de levar muita agua, pois tem vários rios com agua potável, então recomendo levar 1 litro por pessoa e ir enchendo as garrafinhas no decorrer da trilha.

O clima na Noruega é instável, durante o dia o clima varia bastante, então é importante estar preparado para qualquer mudança no tempo.

Começando a trilha cheia de roupa!

Base para trilha: O melhor lugar para se hospedar para realizar a trilha de Kjeragbolten é na cidade de Stavanger, distante 2h30 de carro. Nos hospedamos no Sparta Apartments Budget – Haugesundgata, um ap com cozinha. Recomendo!

Dicas: A trilha não tem necessidade de guia, comece a trilha pela manha para poder aproveitar melhor o dia, não esqueça de levar comida, se o tempo estiver nublado não desanime, pois o clima na Noruega varia muito durante o dia e não esqueça de aproveitar cada minuto do passeio!

img_1000img_1007img_0911

Próximo POST dicas da trilha Pulpit Rock!

5 comentários em “Kjeragbolten”

1. Sâmela em

Adorei!!! Não vai falar sobre Trolltunga? ?

1. Priscila em

Obrigada Sâmela! Ate o inicio da semana que vem coloco o post de Trolltunga! Beijos!

2. Francisco Pinheiro em

Obrigado pelas informações. Muito bom! Iremos em meados de junho.

1. Priscila em

Oi Francisco que ótimo que minhas dicas ajudaram!!Boa viagem!

2. Priscila em

Vocês vão amar Francisco!! Boa viagem e aproveitem muito!!!