Categorias: Europa

Preikestolen – Pulpit Rock

img_1266img_1362

img_1050

A Nossa segunda trilha na Noruega foi a Preikestolen, mais conhecida como Pulpit Rock ( Pedra do Púlpito), a trilha leva ate uma falésia de 604 metros acima do fiorde Lysefjord, o platô é praticamente plano e tem aproximadamente 25 x 25 metros, com uma vista surreal para as montanhas.

A trilha de Preikestolen é uma das mais populares da Noruega, muito procurada por famílias com crianças e idosos, são 8 km de caminhada (ida e volta), a trilha é tranquila, comparada com Kjerag ou Trolltunga, tem longas subidas em uma espécie de escada de pedras e as partes planas tem um tablado de madeira, demarcando o caminho.

img_1448

img_1316

img_1065

Toda trilha é demarca com T em vermelho, não é necessário guia, demoramos 2h na ida e no retorno foram 1h30 minutos de caminhada, a trilha é bem movimentada e em algumas partes fica um grande acumulo de pessoas nas subidas ficando bem lento, minha principal dica é comece bem cedo, para agilizar o passeio.

A trilha se inicia no estacionamento em Preikestolen Fjellstue, no local tem banheiros, mapas e uma lojinha, a entrada na trilha é gratuita. Durante todo percurso da trilha não tem lojas, banheiros ou restaurantes, então não esqueça de levar agua ( 2L por pessoa) e lanches.

img_1109

img_1339

img_1191

A trilha tem paisagens lindas no caminho, lagos e vistas incríveis para o Lysefjord, ficamos 2h30 minutos admirando a beleza, fotografando e aproveitamos para almoçar, o dia estava lindo com muito sol e sem vento.

A vista no topo de Preikestolen é de tirar o fôlego, parece de mentira de tão lindo, por esse motivo é uma das atrações mais famosas da Noruega,mais de 270.000 pessoas fazem a trilha por ano, o local é incrível e tem que estar no roteiro de todos viajantes que estiverem programando viagem para Noruega.

img_1232img_1373

img_1061

Melhor época: Sem duvidas o verão é a melhor época para fazer a trilha, a partir de meados de Abril ate inicio de Outubro. Durante o outono e inverno é recomendado contratar guia, pois a trilha fica bem mais difícil e perigosa.

Como chegar:

De carro: Nossa escolha foi ir de carro,  saímos 8 h de Stavanger em direção a Preiktolen, são 36 km de viagem,pegamos o feery em direção para Tau ( 55 mintos) e seguimos mais 20 km ate Preikestolen, foi muito fácil e rápido, 1h30 minutos de viagem, passando por paisagens lindas no percurso. Foi uma excelente escolha pois fizemos a trilha com calma e depois de Preikestolen fomos na Cachoeira Manafossen.

De ônibus: Durante a temporada de Abril ate o final de Setembro, é possível pegar a balsa ate Tau e de la pegar um ônibus ate Preikestolen Fjellstue,os ônibus partem próximo ao horário da chegada da balsa. Outra opção é ir com a empresa Tide Reiser, que durante a temporada faz o percurso Stavanger – Preikestolen, icluindo a balsa e o ônibus.

img_1495

img_1397

img_1248

O que vestir para fazer a trilha:

Calça impermeáveis

camiseta de academia ( mais confortável e seca mais rápido)

Tênis ou bota impermeável

luvas e gorro

No dia que fizemos a trilha de Preikestolen esquentou muito, porem é essencial, levar casaco pois o tempo pode mudar sem avisar.

img_1403

img_1401img_1495

img_1237

Na mochila:

casaco impermeável

uma blusa mais quente

óculos de sol

protetor solar

câmera fotográfica

lanches, barrinha de proteína e chocolate

Agua ( 2 L por pessoa)

Base para trilha: Nos hospedamos na cidade de Stavanger, distante 2h30 de carro. Nos hospedamos no Sparta Apartments Budget – Haugesundgata, um ap com cozinha. Recomendo!

Mais fotos da trilha:

img_1455

img_1438

img_1442

img_1402

img_1450

Bem na frente do estacionamento da trilha de Preikestolen, ao lado de uma lojinha, tem uma casa muito charmosa com uma vista encantadora para um lago com montanhas, vale a pena caminhar um pouco e admirar a paisagem. Fiquei com vontade de morar nesse lugar!!!

img_1462

img_1484

img_1469

Depois de terminar a trilha de Preikestolen seguimos viagem para outra trilha, que leva ate a Cachoeira Manafossen, outra parada imperdível para quem estiver em Stavanger.

img_1276

img_1417

img_1315

No próximo post dicas e informações da Cachoeira Manafossen!!

 

Deixe seu comentário!